Cursos Disponíveis

Público Alvo:

O programa oferece formação em duas áreas: Pós-graduação em Oftalmologia, o qual é dirigido ao profissional médico, oftalmologista ou não, mas, com título de especialista na área, e Pós-graduação em Ciências Visuais, para profissionais de nível superior, por exemplo, tecnólogos em oftalmologia, psicólogos, biólogos, enfermeiros, entre outros envolvidos e interessados na área.

Ambos os cursos são oferecidos nas modalidades de Doutorado, Mestrado Acadêmicos e Pós-doutorado. Nas duas primeiras modalidades há duas categorias de pós-graduandos: pós-graduandos em estágio probatório, os quais ainda não estão oficialmente matriculados na UNIFESP, para melhor desenvolvimento do conteúdo mínimo e fundamental da tese, e pós-graduandos oficialmente matriculados na UNIFESP.

Atualmente, são 24 docentes credenciados junto à UNIFESP e aptos para orientar os discentes em curso.

Os candidatos à Pós-graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais, ao se matricularem, comprometem-se a terminar a tese e os créditos correspondentes, pois, se isso não ocorrer, haverá um comprometimento vital do programa de Pós-graduação junto aos órgãos avaliadores.

Processo Seletivo:

As inscrições para as diferentes modalidades do programa de pós-graduação são realizadas em fluxo contínuo.

Após entrevista do candidato e análise do projeto de pesquisa por  um orientador ocorre a aprovação para realização de estágio probatório, etapa necessária para todos os pós-graduandos, a matrícula definitiva só será efetivada por solicitação do orientador.

O Doutorado tem a duração máxima de 48 meses e mínima de 24 meses.

O Mestrado tem a duração máxima de 24 meses e mínima de 12 meses.

Documentação necessária para matricula:

  • Diploma em nível superior reconhecido pelo MEC
  • Histórico escolar da graduação;
  • Certificado de Residência Médica (Apenas médicos) ;
  • Para pós-graduação no Curso de Oftalmologia é também necessário o título de especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) ou Ministério da Educação e Cultura (MEC); no caso de médicos de outras especialidades é requerido o título de especialista na área pelo órgão correspondente filiado ao Conselho Federal de Medicina ou MEC (Apenas médicos);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Duas fotos 3×4
  • RG, CPF, título de eleitor e reservista;
  • Currículo Lattes atualizado. Site;
  • Cadastro ORCID. Site;
  • Trabalho publicado em revista indexada
    – Para Doutorado: No mínimo publicação aceita como primeiro autor ou co-autor.
    – Para Mestrado: No mínimo carta de submissão da publicação– Artigos de revisão/ Relatos de casos / Depósito ou Concessão Patente serão aceitos na dependência da qualidade e impacto destes, avaliação feita pelo orientador.
    – Entregar a cópia da publicação ou carta de aceite definitivo com o manuscrito na íntegra.
  • Teste de Proficiência Inglês (exame realizado pela Escola de Idiomas Cultura Inglesa, Cultura Inglesa filial Vila Mariana, Rua Madre Cabrini, 412, fone: 5549-1722) com aprovação de, no mínimo, 50% Mestrado e 60% Doutorado; Clique aqui para maiores informações.
    Outros testes aceitos:
    – IELTS pontuação mínima será de 5.5
    – TOEFL ITP (acima de 460 pontos)
    – TOEFL IBT (acima de 60 pontos)
    O teste de proficiência tem validade de 5 anos.

Cópia simples de todos os documentos, diplomas necessário cópia frente e verso.

Entregar pessoalmente toda documentação ou enviar por correio para:

Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais
Programa de Pós-graduação
Rua Pedro de Toledo, 781 – 2º andar – Vila Clementino
CEP: 04039-032 – São Paulo – SP

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.