Banco de Olhos (doações de córneas) Voltar

+100%-

Captação, avaliação, processamento, preservação e distribuição de córneas para transplantes.

Objetivos:

Combater a cegueira por doenças corneanas na população, entregando tecido de mais alta qualidade para o cirurgião oftalmologista realizar o transplante de córnea. Fundado em maio de 1991, com alvará da Secretaria Estadual da Saúde e Conselho Regional de Medicina, funciona 24 h por dia, com equipe de plantão para retirada e processamento das córneas, que pode ser localizada pelo telefone 5572-3345 ou pelo celular 9961-7265.

O Banco de Olhos capta e/ou processa, em média 40 córneas por mês e trabalha em conjunto com o Setor de Doenças Externas e Córnea do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, o qual realizou mais de 5 mil transplantes nos últimos 15 anos. O Setor de Córnea do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina atende principalmente pacientes do SUS, realizando transplantes em pacientes que, de outra maneira, não teriam acesso a essa cirurgia. A causa mais freqüente da indicação de transplante é o ceratocone. Entretanto, em sendo serviço de referência terciária, é frequente o atendimento de casos de emergência, como úlceras perfuradas. As despesas com a retirada dos tecidos e processamento dos tecidos, inclusive com os testes sorológicos para evitar a transmissão de doenças como AIDS e hepatite são passíveis de reembolso pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A córnea é fornecida sem custo para o paciente.

Dr. Elcio Hideo Sato

Telefones:
(11) 9.6498-4191
(11) 9.9535-7565
Central Estadual de Transplantes:

Funcionamento:
24 horas por dia